Governo do Ceará e Prefeitura de Fortaleza entregam a 23ª areninha na capital cearense

24 de outubro de 2019 - 12:32 # # # #

Wilson Zanini Texto
Thiara Montefusco Fotos

Areninha do Cristo Redentor

Novo espaço de socialização, esporte e lazer vai beneficiar a população do bairro Cristo Redentor

Mais uma vez a parceria do Governo do Ceará e da Prefeitura de Fortaleza beneficiou a população da capital cearense com a entrega de uma areninha. Na noite da quarta-feira (23), foi inaugurada a 23ª areninha de Fortaleza e a segunda instalada no bairro Cristo Redentor. A população passa a contar com um espaço adequado e seguro para a prática de atividades.

O secretário-chefe da Casa Civil, Élcio Batista, destacou a importância do projeto das areninhas. “Foi um programa criado na gestão do prefeito Roberto Cláudio e hoje é um programa do Estado do Ceará. O governador Camilo Santana tem levado para todos os 184 municípios, em parceria com os prefeitos. Tenho três palavras para dizer. O que a gente está inaugurando aqui é uma oportunidade, onde o jovem não só pode se transformar num atleta, mas para que ele se realize como cidadão pleno”, disse.

“A segunda palavra é a possibilidade de transformar, ter uma cidade mais igual, derrubar os muros entre uma cidade pobre e uma cidade rica. A terceira é a esperança. Muitas pessoas não acreditam no país, mas aqui em Fortaleza, aqui no Ceará, temos pessoas comprometidas com as causas do nosso povo”, concluiu.

O equipamento conta com urbanização do entorno, com piso podotátil, lixeira e a estrutura do campo é composta de grama sintética, arquibancada, iluminação, mureta e alambrado. O investimento para a instalação foi de R$ 211 mil.

O prefeito Roberto Cláudio destacou a parceria entre a Prefeitura e o Governo. “Aqui a gente está tendo o privilégio de trabalhar e planejar juntos. A gente, quando entrega um equipamento como esse, o entorno muda. O que era escuridão, isolamento, passa a ter vida, comunidade, gente na calçada, passa a ter vida comunitária e familiar. Uma areninha como essa vai dar oportunidade para que os times de futebol se organizem, pra ter a boa convivência entre jovens e crianças”, defendeu.

Realização de sonhos

Quando um equipamento desses é entregue a uma comunidade, a vida dos moradores é impactada positivamente. Assim foi para o garoto Yuri Silva de Macedo, de 13 anos.

“É um sonho, porque o campinho aqui era de areia e cheio de pedra, machucando todo mundo mesmo. Eu gostei muito. Estou muito satisfeito e todos os dias a gente vai jogar”, disse o estudante que mora em frente ao equipamento,

A areninha também é a realização para um antigo pescador do bairro. Aos 62 anos, Eliezer Mendes de Assis conta que chegou a tirar dinheiro do bolso para promover partidas no antigo campo de areia. “Antes era um campo de areia e no inverno enchia d’água. A meninada tirava com balde para poder jogar. Eu sentia a dor do pessoal, a necessidade. Aí a gente organizava os torneios. A ficha ainda não caiu, mas eu só tenho a agradecer a todos que se empenharam nesse projeto”, se emocionou.

A ação também contou com as presenças de Jade Romero, secretária-executiva do Esporte do Estado e do secretário do Esporte e Lazer da Prefeitura, Arquimedes Pinheiro, além de outras lideranças.

O projeto Areninhas está urbanizando e requalificando campos de futebol em bairros com alto índice de vulnerabilidade social. O objetivo é que a comunidade possa, além de praticar atividade física, ter um espaço seguro de convivência, lazer e formação cidadã.

 

 

Ouça

Em seu pronunciamento, o secretário da Casa Civil, Élcio Batista destacou a importância do projeto das areninhas na busca pela transformação social

Para o prefeito Roberto Cláudio, a parceria entre o Governo do Ceará e a Prefeitura de Fortaleza merece destaque.