Danças e cânticos originais de cada etnia marcam a abertura dos Jogos dos Povos Indígenas do Ceará
25 de outubro de 2019 - 10:36 #Aldeia Tapera #Campo Bosco Beira Rio #Jogos dos Povos Indígenas #Sejuv
Ascom da Sejuv
A competição recebe mais de 900 indígenas de 14 etnias de 17 municípios
Um espetáculo de danças e apresentações culturais marcou a abertura dos IX Jogos dos Povos Indígenas do Ceará, realizado nesta quinta-feira (24), no Campo Bosco Beira Rio, Aldeia Tapera.
“Estamos aqui acompanhando a confraternização de mais de 900 atletas, resgatando a história e a cultura da comunidade indígena do Estado o Ceará. A competição vem com o objetivo de integrar as etnias”, ressaltou a secretária Executiva do Esporte, Jade Romero.
Os jogos acontecem até o dia 27 de outubro, com 21 delegações, 14 etnias de 17 municípios, nas modalidades: Arco e Flecha, Arremesso de Lança, Cabo de Guerra, Canoagem, Corrida da Tora, Futebol, Queda de Braço e Triathlon Revezado.
A programação conta com apresentações culturais e feira onde serão expostos e comercializados os artesanatos produzidos pelas diversas etnias que participam dos jogos.
Participaram da solenidade o prefeito de Itarema, Elizeu Monteiro; o deputado Federal Robério Monteiro; o deputado Estadual Elmano de Freitas e o vereador do município de Caucaia, Weibe.