Projeto apoiado pela Funcap mostra prática artística como produção científica
19 de novembro de 2019 - 12:08 #formação #música #produção científica #trabalho científico #Universidade de Toulouse
Ascom Funcap Texto
Grupo de Pesquisa – PesquisaMus | Dan Seixas Fotos
Frequentemente associada à ludicidade, a música, enquanto área de conhecimento, demanda técnicas, formação e muito estudo. Além disso, uma apresentação musical, seja individual ou coletiva, pode ser a materialização de resultados de um trabalho científico. Esse é o caso, por exemplo, da turnê na Europa realizada este ano de 2019 pelo grupo PesquisaMus, da Universidade Federal do Ceará – campus de Sobral. O estudo conta com o apoio da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), através do edital Produtividade em Pesquisa, Estímulo à Interiorização e à Inovação Tecnológica (BPI).
Em performances como as realizadas na Conferência Internacional IC Cipem (Centro de Investigação em Psicologia da Música e Educação Musical), na cidade de Porto, Portugal, na Universidade de Toulouse e no Conservatório de Rodez, ambos na França, eles mostraram como a produção científica do projeto “Estudos sobre as práticas musicais em espaços não institucionalizados no Brasil e no Canadá” teve como um dos resultados um conjunto de alunos com habilidade para apresentações musicais de alto nível de técnica e conhecimento dos instrumentos musicais.
“Há alguns anos a prática artística não era contabilizada como produção científica. Todo o processo de concepção, treino, ligação da prática com a pesquisa e a própria dedicação, fatores necessários para produzir espetáculos desse porte, eram desvalorizados”, afirma o professor Marco Toledo, que coordena do projeto ao lado do professor Francis Dubé, da Universidade de Laval, no Canadá.
Marco ressalta que essa visão está mudando e o trabalho realizado pelo PesquisaMus está sendo computado como uma das contribuições para a mudança. “Desenvolver essa prática, mostrando sua eficiência na perspectiva de aprendizagem e de construção científica, vem sendo uma forma de apoiar e validar essa transformação, valorizando e estimulando o trabalho dos pesquisadores que atrelam pesquisa e prática musical”, ressalta o pesquisador.
Os concertos realizados, que também possuem caráter didático, são desenvolvidos em um formato de “escuta comentada” para as turmas participantes dos eventos, onde as técnicas musicais ali apresentadas também são ensinadas, em comparações e análises entre as obras dos compositores canadenses, brasileiros e franceses. Além disso, a logística de unir a prática musical com a pesquisa científica também é debatida.
O projeto se propõe a repensar os modelos consolidados de aprendizado musical através do uso da transdisciplinaridade, processo que integra os temas das áreas de estudo com outras esferas da vida do estudante. Vinculado ao curso de Licenciatura em Música do campus de Sobral da UFC ele tem como principal objetivo a construção de uma nova metodologia de pesquisa para o estudo de práticas musicais em espaços não institucionalizados.
As atividades tiveram início em 2016, e desde então a equipe, composta por professores e estudantes de graduação e pós-graduação do Brasil e do Canadá, atua de forma interdisciplinar, desenvolvendo relações interculturais em torno da música e do aprendizado. Todo o trabalho foi feito de forma conjunta entre os participantes dos dois países, o que gerou bons resultados em outro objetivo do projeto: o de desenvolvimento e formação de pesquisadores e profissionais músicos capazes de conciliar a prática musical com o ambiente de aprendizado e pesquisa em contextos internacionais.
No aspecto da formação, o projeto buscou desenvolver a proficiência musical dos pesquisadores envolvidos, que foram estimulados a tocar e a criar, durante as interações da pesquisa, repertórios e apresentações com os doutorandos, mestrandos e alunos de iniciação científica. Essa prática resultou na criação do trio YAROSLAV SENYSHYN MUSICAL GROUP (YSMG), grupo musical de nível profissional formado pelos professores Marco Toledo, Adeline Stervinou e pelo doutorando canadense, Mikael Francoeur que está realizando as apresentações. Todas possuem um repertório multicultural, expressando o intercâmbio existente no projeto e nos artistas que compõem o grupo, com músicas do Brasil, do Canadá e da França. A prática se tornou um instrumento de divulgação do projeto.
Apresentações realizadas
Canadá:
Recitais nas Jornadas de Estudos Ligadas ao Portugal nas Jornadas de Estudos ligadas ao projeto Brasil x Canadá em 2016 e 2017.
– Conferência Internacional IC Cipem – Centro de Investigação em Psicologia da Música e Educação Musical (cidade do Porto). Ano: 2019
França
– Universidade de Toulouse Jean-Jaurès (cidade de Toulouse): houve um recital para cerca de 300 estudantes recém ingressos nos cursos de música. A performance aconteceu na disciplina “Escuta comentada”, onde foram comparados compositores canadenses e brasileiros com obras francesas. Além disso foi feita uma reunião com colegas do Laboratório em Linguagem, Letras e Artes (LLA Creatis) para a realização de um novo projeto de cooperação internacional. Ano: 2019.
– Conservatório Regional de Rodez (cidade de Rodez): a orquestra tocou na instituição onde uma das integrantes do grupo, a professora da UFC Adeline Stervinou, fez parte de seus estudos. Ano: 2019.
Brasil
Apresentação na solenidade de abertura da Feira do Conhecimento (FdC3). Ano 2019.
Apresentação na reinauguração do Museu do Eclipse em Sobral, durante as celebrações do Centenário do Eclipse de 1919. Ano 2019.
Recital do trio YAROSLAV SENYSHYN MUSICAL GROUP (YSMG) nas Jornadas de Estudos ligadas ao projeto Brasil x Canadá em 2018 e 2019.
Além da Funcap, o projeto do grupo Pesquisamus possui o financiamento do Ministério de Relações Estrangeiras do Canadá (MAE) e do Ministério da Educação do Brasil através do Programa de Cooperação Internacional (PGCI) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).