Escola de Gastronomia Social realiza mostra gastronômica aberta ao público

21 de novembro de 2019 - 16:36 # # # #

Izakeline Ribeiro - Ascom EGSIDB

Alunos da Escola de Gastronomia Social

Alunos dos cursos de cozinha básica, confeitaria e panificação irão ministrar aulas gratuitas na 1ª Mostra de Gastronomia e Cultura Alimentar de Fortaleza

Mais um ciclo formativo se encerra e é chegada a hora dos alunos da Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB) apresentarem o que aprenderam. Nos dias 26 e 27 de novembro, os formandos irão comandar a 1ª Mostra de Gastronomia e Cultura Alimentar de Fortaleza. A programação aberta ao público mediante inscrição gratuita, contará com aulas de culinária, feira de pequenos empreendedores e agricultores, além de palestras e aulas com chefs convidados.

“Durante a construção do aprendizado os estudantes tiveram contato com as várias faces da gastronomia: cultura com ênfase no regionalismo cearense;∙ respeito aos ingredientes; uso correto das técnicas; consumo consciente; sustentabilidade na prática do processo de trabalho e valorização da cadeia produtiva. A nossa proposta é compartilhar esse conhecimento com a comunidade”, afirma Damaris Barros, coordenadora pedagógica da EGSIDB.

Selene Penaforte, superintendente da EGSIDB, destaca ainda que o objetivo do evento é estimular os estudantes a desenvolver a criatividade, praticar as técnicas e todo conhecimento adquirido durante o seu processo de formação, através da utilização de sabores e aromas nordestinos, na construção de um produto que resgate e expresse a cozinha regional cearense. “Também queremos levar ao público a disseminação da cultura alimentar, resgatando os ingredientes regionais que entraram em desuso ao longo do tempo, gerando o sentimento de pertencimento e fomentando a valorização da identidade e da gastronomia local. E, claro, mostrar para o mercado o diferencial na formação dos estudantes da nossa instituição”, afirma.

Programação

Nos dias 26 e 27, das 14h às 18h, acontecerão aulas de culinária ministradas pelos alunos nas cozinhas (básica, confeitaria e panificação). O público poderá fazer até três oficinas por dia, sendo cada uma entre 45 minutos e 1 hora e 30 minutos, incluindo degustação. No total, serão 24 oficinas.

Na Cozinha-Show, com capacidade para até 40 pessoas, chefs convidados e ex-alunos irão compartilhar receitas e histórias de sucesso em seis momentos. Já no Terraço, um lounge será montado para que pesquisadores, produtores e personagens que escrevem a cultura alimentar do Estado do Ceará compartilhem suas histórias de vida e profissionais através de conversas informais organizadas com convidados do laboratório de criação para explorar suas vertentes de pesquisa.

Durante todo o evento, a Feira Gastronomia Empreendedora vai reunir dez stands de agricultores familiares e pequenos empreendedores, entre ex-alunos e moradores da comunidade.

Sobre a Escola – Instituição da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB) é gerida pelo Instituto Dragão do Mar. O nome faz referência ao fundador do grupo M. Dias Branco, que financiou a sede doada para o Estado em uma parceria público-privada. O centro de formação oferece cursos básicos e profissionalizantes em cozinha, panificação e confeitaria, além de mentorias para desenvolvimento de produtos e pesquisas, por meio do Laboratório de Criação em Cultura Alimentar Gastronomia. Todas as atividades são gratuitas, mediante inscrições e processo seletivo. O público-alvo da escola são, preferencialmente, jovens em situação de vulnerabilidade social e adultos com ou sem experiência em gastronomia.

Agende-se

1ª Mostra de Gastronomia e Cultura Alimentar – De 26 e 27 de novembro. Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco: Rua Manuel Dias Branco, 80 – Mucuripe, Fortaleza-CE. Mais informações: (85) 3263-9726 | (85) 3248-8091 – Site da Escola de Gastronomia.