Equipes de escolas estaduais conquistam medalhas na Olimpíada de Ciências Humanas do Ceará

27 de novembro de 2019 - 16:46 # # # #

Bruno Mota - Ascom Seduc

Equipe medalhista na Olimpíada de Ciências Humanas

Cerca de 90 estudantes de 18 escolas da rede pública estadual cearense participaram, no último fim de semana (dias 23 e 24), da Olimpíada de Ciências Humanas do Estado do Ceará (Oche). O certame foi realizado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e contou com adesão de alunos de escolas públicas e privadas. Ao todo, as equipes da rede estadual conquistaram oito medalhas, sendo uma de ouro, duas de prata e cinco de bronze, além de menções honrosas. A Oche visa despertar e incentivar conhecimentos de aspectos culturais, históricos, geográficos, filosóficos, sociais, econômicos, políticos e ambientais do estado.

Matheus Lima da Silva, estudante da 3ª série do Ensino Médio técnico em Informática na Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Deputado José Walfrido Monteiro, situada em Icó, é membro de uma equipe medalhista de ouro. O jovem conta que a preparação para a competição exigiu a realização de estudos nos momentos vagos, tanto em casa como na escola, além de entrevistas com historiadores locais.

“Foi um experiência inacreditável, desde a primeira até a quarta fase (presencial). Uma sensação de sucesso, realização e orgulho por poder representar a escola e mostrar a presença e a qualidade de ensino das escolas públicas estaduais”, observa.

Matheus diz ter identificação com os temas tratados na Olimpíada. “Mostram a realidade, a história e a cultura que nós vivemos. Além disso, mostra o quanto o ensino pode mudar a maneira de pensar sobre diversos temas”, conclui.

Dedicação

A professora de Sociologia Ana Carolina Teixeira orientou a equipe medalhista de ouro e mais outras duas da escola, que receberam medalha de prata e menção honrosa, respectivamente. A educadora ressalta que a preparação para a olimpíada requereu dedicação extra por parte dos alunos, já que eles têm atividades em tempo integral na escola.

“É muito importante a participação dos jovens no evento, tanto pelo aspecto da preparação profissional, como pessoal. Conhecemos pessoas, interagimos com outras realidades, tivemos contato com diferentes referências de educação, como escolas particulares e o Instituto Federal.
Percebemos que a escola pública tem muita qualidade, competindo de igual para igual com as demais”, considera.

A Secretaria da Educação (Seduc), por meio da Coordenadoria de Protagonismo Estudantil, atuou na articulação, motivação e acompanhamento dos estudantes durante toda a realização do evento, além de disponibilizar transporte, alimentação e hospedagem para os estudantes e professores orientadores das equipes que estiveram na competição.