SSPDS apresenta Nova Estratégia de Segurança Pública para o setor hoteleiro em Fortaleza

28 de novembro de 2019 - 17:49 # # #

Ascom SSPDS

Com a chegada da alta estação e as festas de fim de ano, a tendência no Ceará é o aquecimento do setor hoteleiro com a vinda de turistas. Garantir a segurança das pessoas que vêm ao nosso Estado é fundamental para a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). No intuito de mostrar as ações adotadas pelo Governo na área, o secretário da SSPDS, André Costa, realizou uma apresentação durante uma reunião com os membros da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – seção Ceará (ABIH-CE). O encontro ocorreu em um hotel situado no bairro Meireles, em Fortaleza.

O gestor da SSPDS falou sobre a Nova Estratégia de Segurança Pública (Nesp), que consiste na criação de um novo caminho traçado pelo Governo, que visa o combate à violência no Estado por meio da inovação, integração, coordenação e responsabilização em diferentes níveis. Além do investimento em tecnologias da informação, em sistemas e dispositivos, construídos para somarem-se ao trabalho dos homens e mulheres que atuam na segurança pública, um dos pontos dentro da nova estratégia é a valorização e motivação dos profissionais.

André Costa explicou ainda como o trabalho das Forças de Segurança, com o apoio de instituições parceiras, já resultam em 19 meses de queda nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) e 29 meses de redução nos Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVP). Por esses números, a cúpula da Segurança Pública cearense tem sido convidada frequentemente para palestrar em eventos com a presença de entidades públicas e privadas ao redor do Brasil e em outros países.

“No ano de 2017, o Brasil registrou o maior número de homicídio da sua história, e isso exigiu que nos antecipássemos nesse cenário e encontrássemos novas alternativas e soluções para essa problemática, porque não dava para continuarmos fazendo as mesmas coisas de antes, pois assim os resultados seriam os mesmos também. Então, a partir disso, criamos toda uma linha de estudo e de trabalho e de lá pra cá, estamos inovando no que se referente à segurança pública. Montamos as nossas estratégias e fizemos todo um trabalho de reorganização das nossas vinculadas, com o foco maior para os homens e mulheres que atuam pela Segurança do Ceará”, revelou André Costa.

Sobre o reforço do trabalho policial voltado ao turismo, o secretário citou, entre outras ações, o aumento do policiamento ostensivo nas ruas e a adoção de algumas linhas de atuação das forças de segurança. “Ampliamos as equipes tanto a pé, quanto em viaturas, após a locação de mais veículos. Mudamos alguns parâmetros, como por exemplo, aqui no Ceará são três policiais embarcados, então em pontos estratégicos, como em cruzamentos e esquinas, uma dupla de policiais militares permanece com uma viatura e giroflex ligado, com o intuito de chamar mais atenção para a presença policial”,

O presidente da ABIH, Antônio Eliseu de Barros Júnior, destacou o apoio de todos os membros da associação ao trabalho da Secretaria da Segurança. “Nesses 26 anos no turismo, sempre nós tivermos um relacionamento muito próximo às Polícias Civil e Militar e ao Corpo de Bombeiros. Eu como cidadão, hoje, me sinto seguro em relação aos locais que tenho frequentado em Fortaleza e isso é graça aos esforços do Governo do Ceará. Por isso, eu fiz questão de dar esse depoimento e dizer que a Secretaria da Segurança sempre terá apoio integral do setor de hotelaria do Ceará”, finalizou.