Seminário DoCEntes reúne 2 mil professores em agenda pela valorização dos profissionais
13 de dezembro de 2019 - 10:54 #docentes #incentivo #premiação
Ascom Seduc - Texto e Fotos
Incentivar o potencial criativo dos professores da rede publica estadual de ensino cearense, para que sejam produtores de conhecimento e possam dar seguimento à vida acadêmica, é uma das bandeiras defendidas pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Educação (Seduc). Nesta quinta e sexta-feira (12 e 13), a instituição promove o Seminário DoCEntes, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, com a participação de 2 mil educadores de todo o estado, no intuito de fortalecer a pauta entre os professores. O primeiro dia do evento também marcou o lançamento da nova edição da Revista DoCEntes e a premiação do Selo Escola Sustentável. A abertura contou com a presença da secretária Eliana Estrela.
Durante os dois dias são desenvolvidas atividades em plenária, como também em 16 ilhas temáticas, visando proporcionar aos participantes novas vivências e aprendizagens. Palestras, relatos de experiências e exposições de pôsteres fazem parte da programação. A realização do Seminário se dá em parceria com o Instituto Unibanco e conta com o apoio da Fundação Demócrito Rocha.
Eliana Estrela defende a valorização das produções dos professores. “Este é um momento em que a gente reúne talentos, pessoas comprometidas com a educação. É a hora de fazermos a divulgação de suas produções acadêmicas e literárias, manifestando o nosso respeito, carinho e admiração. Parabenizo a cada um e desejo que se sintam cada vez mais incentivados e valorizados para produzir conhecimento”, considera a secretária.
O Seminário marca o encerramento do programa de Formação Continuada de Professores: Itinerários Formativos, ofertado aos educadores da rede estadual, com vistas ao aperfeiçoamento das práticas didáticas e metodológicas.
O presidente do Instituto Unibanco, Ricardo Henriques, que participou da mesa-redonda “Política educacional no Brasil e no Ceará”, observa a necessidade de se manter o foco na permanência do aluno na escola, para que conclua a educação básica com a aprendizagem e o desenvolvimento adequados. “É necessário produzir coerência entre a política da sala de aula, com a escola, com a Crede e com a Secretaria, num processo de mão dupla. Praticar isso implica alinhar os planos de ação, para que todos aprendam o que é desejado”, aponta.
Lançamento
A Revista DoCEntes chega à 10ª edição, com o objetivo de disseminar as produções acadêmicas de professores. Foram escolhidos trabalhos originais e inéditos em língua portuguesa, espanhola ou inglesa, sob forma de artigos originais, resenhas, relatos de experiência, projetos de jogos, aplicativos de robótica e resumos de teses e de dissertações, sempre relativos à educação básica, com foco na experiência docente no Ensino Médio.
O Ceará é o único estado brasileiro a financiar a publicação de um periódico acadêmico destinado à exposição de pesquisas desenvolvidas por professores. A DoCEntes, lançada pela Secretaria da Educação (Seduc) em 2016, tem o selo Qualis A4, reconhecimento concedido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), instituição que regulamenta as normas de publicações científicas, vinculada ao Ministério da Educação (MEC). A revista tem tiragens quadrimestrais, com publicação impressa e eletrônica, corroborando para a disseminação e o acesso ao conhecimento.
Também nesta ocasião foram lançados os cinco livros escritos por professores da rede estadual, sendo três de cunho acadêmico e dois literários.
Selo Escola Sustentável
Encerrando a programação do primeiro dia do Seminário, foi feita a cerimônia de premiação do Selo Escola Sustentável, promovido em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (Sema). A ação premia as unidades de ensino que instituíram boas práticas na área da sustentabilidade. As vencedoras recebem R$ 10 mil, além de certificados.
Esta é a primeira premiação da iniciativa, que foi lançada no ano passado. O secretário do Meio Ambiente, Artur Bruno, argumenta que o projeto promove a educação ambiental na prática. “Acreditamos que as boas práticas ambientais ocorrem sobretudo pela educação. De nada adianta fazermos leis, projetos e ações, se não mudarmos o comportamento, a cultura das pessoas em relação aos recursos naturais. E isso é desenvolvido na escola. A iniciativa aspira que a gestão escolar considere a sustentabilidade como uma diretriz, compreendendo as instalações físicas, o currículo e as comunicações.
Escolas vencedoras
Ceja Monsenhor Pedro Rocha de Oliveira (Crede 18)
EEEP Edson Queiroz (Crede 9)
EEEP Salaberga Torquato Gomes de Matos (Crede 1)
Ceja de Senador Pompeu (Crede 14)
EEM Florestan Fernandes (Crede 13)
Ceja João Ricardo da Silveira (Crede 12)
EEEP Maria Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau (Crede 18)