Controle Social: CGE divulga Relatório de Gestão de Ouvidoria

2 de julho de 2019 - 16:01 # # # #

Ascom CGE

 

O documento apresenta um balanço das ações realizadas pelo Estado no âmbito do Sistema de Ouvidoria no ano de 2018

Buscando dar transparência às ações do Governo do Estado do Ceará, a Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) disponibiliza para download, nesta terça-feira (02), uma cópia digital do Relatório de Gestão de Ouvidoria 2018. O documento apresenta um panorama das ações realizadas pelas setoriais ao longo do último ano, além de estatísticas ligadas ao registro de manifestações de Ouvidoria realizadas pelos cidadãos.

“O Relatório de Gestão de Ouvidoria é um documento estabelecido pelo Decreto nº 30.474/2011, que institui o Sistema de Ouvidoria do Estado, como forma de prestar contas tantos aos gestores públicos como aos cidadãos sobre as ações desenvolvidas pelas setoriais do Estado no que tange o serviço de Ouvidoria, além de também estar previsto na Lei 13.460/2017, o Código de Defesa do Usuário, explica a coordenadora de Ouvidoria da CGE, Larisse Moreira.

“O documento também funciona como uma forma de medidor de qualidade das próprias setoriais que disponibilizam o serviço no Estado, uma vez que são apresentadas informações ligadas a satisfação do cidadão, média de tempo de resposta e também índice de qualidade de resposta. Outra informação importante no relatório são as recomendações feitas pela CGE para a melhoria do serviço nas setoriais”.

Relatório em números

De acordo com os dados apresentados no relatório, ao longo do último ano de 2018 foram registradas 76.087 manifestações de Ouvidoria, estando 50.758 ligadas a Insatisfação do Cidadão (Reclamação, Denúncia e Crítica), 16.170 direcionadas a solicitações e 9.159 ligadas a Contribuição do Cidadão (Elogios e Sugestões).

Outra informação divulgada no relatório são as ferramentas tecnológicas mais utilizadas pelos cidadãos para o registro de manifestações de ouvidoria. Aparece no ranking: o Ceará Transparente, com 54.463 registros; o OuviWeb (ferramenta exclusiva da Sesa), com 13.621; o Sistema de Ouvidoria da Arce, com 538; e o Sistema de Gestão de Ouvidoria da Cagece, com 7.465.

Serviço

Central de Atendimento Telefônico da Ouvidoria Geral do Estado: Telefone 155
Internet: cearatransparente.ce.gov.br
Redes Sociais: Facebook, Twitter e Instagram
Atendimento presencial: Rede de Ouvidorias do Estado

 

 

Ouça

O articulador da Coordenadoria de Ouvidoria da CGE, Jean Lopes, explica como foi o processo de construção do relatório de Ouvidoria.