Ceará registra crescimento no número de empresas
5 de julho de 2019 - 14:42 #Junta Comercial #redesim #registro empresarial
Mariana Menezes - Ascom Jucec
O primeiro semestre deste ano superou em 13% o número de novas empresas em relação ao ano passado
O número de novas empresas registradas na Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec), autarquia vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho, cresceu 13,5% no primeiro semestre deste ano, com 41.557 novos negócios, em comparação ao mesmo período de 2018 que somou 15.605 empresas.
O número de fechamentos de empresas registradas no primeiro semestre deste ano foi de 15.605, menos da metade do número de novos negócios registrados de janeiro a junho deste ano.
Para a presidente da Jucec, Carolina Monteiro, os números são positivos e representam o resultado do processo de simplificação do registro empresarial. “O novo modelo de registro que possibilita que o processo aconteça de forma 100% digital, online e automática sendo possível, em alguns casos, que uma empresa seja aberta em até um minuto”.
Carolina acredita que a RedeSim e as Medida Provisórias do registro automático e liberdade econômica também contribuíram para simplificar procedimentos de registro de empresas. “Os órgãos que são envolvidos no processo de legalização têm trabalhado de forma muito contundente no processo de simplificação e acreditamos que esse foi fator determinante para que os empreendedores se sintam incentivados a formalizar suas empresas”.
O tipo jurídico que mais abriu empresas neste primeiro semestre, bem como em 2018, foi o Empresário Individual e Microempreendedor Individual (MEI). A cidade que mais registrou novas empresas, depois da capital cearense, foi Juazeiro Norte com 1.778 empresas abertas.