Gestores participam de Planejamento Estratégico para próximos quatro anos
16 de julho de 2019 - 13:58 #assistência hospitalar #Gestão da Saúde #Hospital Regional Norte #humanizada #sus
Martina Dieb - Ascom Sesa Texto
Martina Dieb e Fátima Holanda Fotos
Nos dias 15 e 16 de julho, a Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa), realiza o Planejamento Estratégico 2019 – 2023. A iniciativa visa garantir acessibilidade, transparência, efetividade e sustentabilidade aos processos de saúde, anunciou o Secretário da Saúde do Ceará, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto), durante a abertura do encontro que reuniu cerca de 170 gestores da pasta.
Além do planejamento foram apresentadas também diretrizes do Programa de Modernização da Gestão da Saúde. O novo modelo de governança e gestão integrada tem como protagonista o usuário da rede de saúde pública. A proposta da pasta para os próximos quatro anos será garantir uma saúde mais acessível, resolutiva, humanizada e inovadora.
Para Dr. Cabeto, a ideia do novo modelo é uma saúde integrada com a sociedade oferecendo qualidade de vida para a população do Estado. “A gente tem discutido nesses primeiros seis meses o que precisa mudar. Nós sabemos que a saúde está entre as principais demandas da sociedade. Avaliamos os fatores, eles nascem de uma pesquisa sobre o desejo que os usuários têm para com o sistema. Nesse aspecto nós entendemos que é preciso reformular todo o modelo da Secretaria da Saúde do Estado. No ponto de vista de macrovalores, o cidadão tem que estar em primeiro lugar nos processos”, disse.
O secretário afirmou, ainda, que para tomar decisões a gestão precisa de um planejamento eficaz e de indicadores precisos. “O sistema de saúde está aqui para servir as pessoas, mas pode agregar tecnologia, ciência e produção do conhecimento. Tudo isso, pode mudar a realidade do estado. Com este novo programa vamos sair com algumas medidas inovadoras que tratam da gestão das macrorregiões, da relação da saúde com indicadores sociais, com o índice de moradia, percentual de recursos, priorizando as áreas com menor IDH, menor renda per capita. Temos certeza que assim é mais importante para o empoderamento da sociedade”, destacou.
Os gestores participaram também da construção dos processos de impacto do Planejamento Estratégico 2019 – 2023, que trará para saúde maior agilidade no diagnóstico, excelência na assistência hospitalar, melhor prestação de serviços, tratamento de qualidade e monitoramento eficaz de indicadores.
O facilitador da Fundação Dom Cabral de Gestão Pública, Mércil Rosa, falou durante o encontro que a mudança de cultura do modelo central será um desafio, mas trará equidade aos processos de saúde do Estado. “Isso requer uma mudança grande de atitudes por parte dos gestores. Esse planejamento está todo voltado para a saúde das pessoas, da população, para o bem-estar coletivo. Vai além de atender. É colocar o cidadão, o usuário, no centro. Isso requer uma mudança de cultura e modelo para otimizar e modernizar os processos de saúde do Ceará”, salientou.
Avaliação
O diretor do Hospital Regional Norte, em Sobral, Daniel Hardy, apontou as expectativas dos gestores em relação à construção coletiva das diretrizes do programa. “A expectativa que temos nesse planejamento vai ao encontro das necessidades da nossa região. O trabalho que está sendo realizado visa analisar o contexto que a saúde do Ceará vivencia neste momento. Conhecer a realidade e contribuir para uma assistência de maior qualidade. O que a gente espera é melhorar o atendimento e a qualidade dos serviços, principalmente, para a população mais carente que depende do Sistema Único de Saúde (SUS)”, explica.
Durante o encontro, além do alinhamento das bases propositivas do Planejamento Estratégico com extensão ao quadriênio e à agenda do plano de 100 dias. Os gestores discutirão a promoção da saúde individual e coletiva no eixo “Ceará Saudável” do Plano Plurianual 2020-2023, instrumento básico de planejamento que estabelece de forma regionalizada, diretrizes, objetivos e metas da Administração Pública no Ceará.