Governador

Camilo Santana

Camilo Sobreira de Santana alicerçou sua carreira política a partir de preceitos humanistas e dentro de uma conjuntura política em que a condição primordial é o desenvolvimento social. O desenvolvimento sustentável do estado, o combate às injustiças e a construção de uma sociedade menos desigual têm sido o eixo central de sua atuação como homem público.

Eleito governador do Ceará em 2014, e reeleito em 2018 com a maior votação proporcional do Brasil (79,96%), Camilo Santana leva ao comando do seu Estado a proposta do diálogo, da ação compartilhada e firme, com o objetivo do atendimento das demandas sociais e econômicas da população. É um defensor incansável da Democracia, das liberdades individuais e dos direitos humanos.

Nascido na cidade do Crato, no tradicional Cariri cearense, herdou dos pais, o ex-deputado Eudoro Santana e a assistente social Ermengarda Santana, o olhar solidário e comprometido para as pessoas do campo e da cidade. Em casa, aprendeu que é responsabilidade de todos a busca de uma sociedade humanizada e justa.

Com uma formação voltada para o meio ambiente e a convivência com o semiárido, formou-se engenheiro agrônomo. É mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente, pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Iniciou sua vida pública como servidor público federal concursado, tendo ocupado, entre 2003 e 2004, a superintendência adjunta estadual do principal órgão público de meio ambiente do País, o Ibama.

Foi secretário do Desenvolvimento Agrário do Estado de 2007 a 2010, no primeiro Governo Cid Gomes, quando implantou importantes projetos que melhoraram as condições de vida dos agricultores, proporcionando linhas de crédito, equipamentos, assistência técnica e seguro contra perdas de safra para milhares de produtores rurais.

Em 2010, foi o deputado estadual mais votado do Ceará. No segundo Governo Cid Gomes, Camilo assumiu a secretaria das Cidades, quando impulsionou, no Ceará, programas de habitação e grandes projetos urbanos e ambientais em várias regiões do Estado, incluindo a Região Metropolitana de Fortaleza.

Desde de janeiro de 2015, está à frente do Governo do Estado do Ceará, onde vem imprimindo sua marca pessoal alicerçada no diálogo, na proximidade com a população e na transparência. O foco de sua gestão são as pessoas e a busca de caminhos que levem o Ceará ao desenvolvimento econômico e social capaz de garantir qualidade de vida aos cearenses.

Vice-Governadora

Izolda Cela

Maria Izolda Cela de Arruda Coelho é Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (MG). Tem Especialização em Gestão Pública pela Universidade Estadual Vale do Acaraú e Estudos em Educação
 Infantil pela Universidade Estadual do Ceará. É graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará e professora do curso de Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú. Foi secretária de Educação do Estado do Ceará de 2007 a março de 2014. Na Secretaria da Educação do município de Sobral foi secretária adjunta de 2001 a 2003 e secretária de educação de 2004 a 2006. É vice-governadora eleita do Estado do Ceará para a gestão 2015-2018.

Como vice-governadora do Ceará acredita que a Educação, aliada a outros mecanismo, como assistência social, saúde, cultura e lazer, podem ajudar a minimizar a violência no País. Na gestão atual do Governo do Ceará, Izolda Cela a vice-governadoria é responsável pela coordenação executiva de agendas do Pacto por um Ceará Pacífico, que abrange programas, projetos e ações voltadas para a prevenção da violência e fortalecimento de uma cultura de paz.