Tempo de Brincar

 

O Tempo de Brincar foca nos benefícios do jogo infantil para o desenvolvimento físico, cognitivo e emocional das crianças, além do convívio familiar, da socialização e de sua integração à cultura de sua comunidade, por isso pretende construir e revitalizar espaços públicos que garantam o direito da criança ao brinquedo e à brincadeira.
 
Já foram entregues 82 brinquedopraças e tem mais 58 previstas (em licitação e em execução), sendo um total de 140 brinquedopraças. O intuito é revitalizar de praças já existentes, por meio da instalação de kits de brinquedos adequados a cada etapa do desenvolvimento infantil, buscando a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento integral das crianças em suas capacidades emocionais, motoras e cognitivas.
 
O Governo do Ceará também entregará 32 Praças Mais Infância, onde cinco já foram instaladas no Estado e o restante está em execução ou licitação. Espaços compostos por playgrounds, quadras poliesportivas, áreas de convivência, bicicletário, dentre outros, nos quais poderão ser realizadas atividades artísticas, culturais, educacionais e de lazer, ampliando as dimensões coletivas favoráveis ao crescimento saudável.
 
Também já foram realizadas 134 edições do Arte na Praça em 90 municípios. Ação realizada em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc-CE), que acontece mensalmente na capital e em municípios do interior do Estado, visando transformar as praças em ambientes propícios para o desenvolvimento infantil, possibilitando o acesso às atividades de cultura e lazer, o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários e as relações intergeracionais.
 
Foi implantado ainda o Espaço Mais Infância, em Fortaleza, também em parceria com o Sesc-CE. Equipamento composto de brinquedoteca, biblioteca infantil, sala de multimídia, cozinha gourmet e cineminha. No local são realizadas atividades de arte, cultura, lazer, saúde e educação, além de palestras para pais, profissionais e cuidadores. Aproximadamente 125 mil crianças atendidas pelo projeto e 21 mil pais visitantes e participantes da escola de pais.
 
Ainda dentro do Tempo de Brincar, o projeto Praia Acessível realizou cerca de 5.500 atendimentos nas duas estações do projeto, Fortaleza e Caucaia. Na Capital, foram realizados cerca de 5.091 atendimentos de abril de 2016 a abril de 2019. A iniciativa conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Fortaleza e do Hotel Sonata. Já em Caucaia, foram atendidas mais de 387 pessoas, desde junho de 2018 até o abril de 2019, através da parceria com a Prefeitura do Município e do Cumbuco Beach.
 
Foi lançado, em 2016, o primeiro Edital Cultura Infância pela Secretaria de Cultura (Secult), que foi fruto do Plano de Cultura Infância do Ceará. O edital selecionou 25 projetos de todo o Ceará com um investimento total de R$ 1 milhão. Foi destinado especificamente ao apoio a projetos culturais voltados para a infância. Ação pioneira no País com o objetivo de garantir o direito da criança à cultura, à arte para sua fruição, formação e ampliação dos seus repertórios artísticos e culturais.
 
A Série “Tempo de Brincar” foi exibida pela TV Ceará e disponibilizada no site do Governo: produção de cinco documentários que falam das formas de brincar das crianças do Ceará. A parceria foi com a TVC, Instituto Dragão do Mar e o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Os filmes foram inspirados nos cinco direitos fundamentais do brincar: brincar com todos, brincar o tempo todo, brincar com tudo, brincar em todo lugar e brincar criando.