Tempo de Crescer


 
O Tempo de Crescer contempla a construção de uma rede de fortalecimento de vínculos familiares e comunitários através de serviços e formações que contemplem profissionais, pais e cuidadores. Capacitação de mais de 17 mil (17.369) profissionais das áreas da Saúde, Educação e Assistência. A meta é que mais cinco mil sejam qualificados até o fim do primeiro semestre de 2019 (agentes comunitários de saúde). Com foco no desenvolvimento infantil, já foram realizadas 1.439.388 visitas domiciliares pelo Padin, PforR e o Programa Primeira Infância no SUAS/ Criança Feliz, contemplando 58.244 famílias, sendo 59.380 crianças e 11.003 gestantes receberam visitas domiciliares no Ceará até abril de 2019.
 

Programa de Apoio ao Desenvolvimento Infantil (Padin)

Criado para dar às famílias sem acesso aos Centros de Educação Infantil – CEI, as condições de participar ativamente no desenvolvimento de suas crianças fortalecendo os vínculos familiares e os cuidados na educação da criança, de 0 a três anos. Tem por objetivo realizar visitas domiciliares e a integralidade das políticas públicas para famílias com crianças de 0 a 3 anos do Bolsa Família. Até dezembro de 2018, foram realizadas 47.365 visitas domiciliares em 48 municípios, atendendo 4.125 famílias, sendo 4.232 crianças acompanhadas por 49 supervisores e 412 agentes do desenvolvimento infantil por meio das visitas domiciliares e 4.603 encontros coletivos. Foram capacitados 767 profissionais entre agente de desenvolvimento infantil, supervisores, técnicos das Secretarias de Educação, Crede e Seduc.
 

Programa Primeira Infância no SUAS/ Criança Feliz

Lançado em junho de 2017, fortalece vínculos afetivos e familiares por meio do desenvolvimento humano, através do acompanhamento e evolução infantil integrais na primeira infância. Além disso, promove o acesso de gestantes, crianças e suas famílias a políticas e serviços públicos. A ação promove o desenvolvimento infantil, priorizando gestantes e crianças de 0 a 3 anos, beneficiárias do Bolsa Família, e os pequenos de até 6 anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Dados de 14/4/2019: presente em 182 municípios do Estado acompanhando 57.447 beneficiados sendo 46.444 crianças (sendo 974 BPC) e 11.003 gestantes. Total de famílias acompanhadas: 49.110. Foram capacitados 1.664 entre coordenadores, supervisores e visitadores. Foram realizadas 1.376.981 visitas domiciliares. Contratados: 1535 visitadores e 291 supervisores = 1826 profissionais.
 

Programa de Apoio ao Crescimento Econômico com Redução de Desigualdades e Sustentabilidade Socioambiental (PforR)

Tem o objetivo de contribuir na implementação do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, para crianças de até seis anos, por meio da formação de técnicos e orientadores sociais do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS. 5.014 famílias e 8.704 crianças atendidas pelo projeto com a participação de 760 profissionais capacitados para o acompanhamento familiar. Foram realizadas 15.042 visitas em média.
 

Capacitação dos Agentes Comunitários de Saúde

O curso tem carga horária de 100 horas/aulas, sendo 60 horas online, orientadas para a iniciativa “Família Brasileira Fortalecida na Atenção à Primeira Infância”, e 40 horas divididas entre encontros presencias e atividades práticas com temáticas sobre desenvolvimento infantil, atenção à saúde, cultura de paz e educação na infância. Além da formação dos profissionais, a proposta objetiva, no final da capacitação, entregar à gestão municipal um diagnóstico situacional da primeira infância e um projeto de intervenção local, a ser construído durante o processo de qualificação. Esse documento é apresentado a cada uma das cidades contempladas com o curso. A meta é capacitar cerca de 15 mil profissionais. Foram capacitados 10.903 profissionais em 158 municípios até 20/05/2019. O restante será capacitado ainda neste ano. A previsão é terminar em junho.
 

Formação dos gestores de educação infantil

Foram capacitados 1.494 gestores da educação infantil pela Secretaria da Educação.

Prevenção em Família

Projeto criado para atuar com as famílias como uma ferramenta de cuidado e prevenção ao uso de álcool e outras drogas. A ação formou profissionais da saúde, educação e assistência de 50 municípios selecionados para orientar famílias de crianças de 0 a 6 anos com ênfase no fortalecimento de vínculos para prevenção ao uso de álcool e outras drogas. Foram capacitados 200 profissionais.
 

Sementes do Amanhã

Tem como objetivo capacitar os profissionais da saúde para atuarem de forma humanizada e com práticas transformadoras na perspectiva de reduzir riscos e promover a saúde da gestante e o do bebê. Já realizou a formação de profissionais da Saúde para atenção qualificada às mulheres grávidas em situação de vulnerabilidade quanto ao uso de álcool e outras drogas em 75 municípios. Foram formados 150 de profissionais da saúde para atenção qualificada às mulheres grávidas em situação de vulnerabilidade quanto ao uso de álcool e outras drogas.
 

Nascer do Ceará

Elaboração e implantação de protocolos; Qualificação dos profissionais médico e enfermeiro; Oferta dos exames preconizados no protocolo de pré-natal de Alto Risco; Vinculação das gestantes estratificadas de alto risco às Policlínicas e Maternidades de Referência para Alto Risco na macrorregião; Oferta de métodos contraceptivos de longa duração às mães/mulheres que tiveram gravidez de Alto Risco; Aplicativo e sistema de informação para o acompanhamento e monitoramento das ações. Foi realizada capacitação de 1300 médicos e enfermeiros com o objetivo de qualificar e reestruturar a linha de cuidado materno-infantil a partir do cuidado à gestação de alto risco para a Redução da morbimortalidade Materna e Perinatal.
 

Núcleos de Estimulação Precoce

Foram implantados 19 espaços para atendimento aos bebês e crianças com a Síndrome Congênita do Zika Vírus, além de crianças com atrasos no desenvolvimento neuropsicomotor. Foram atendidas 898 crianças desde a implantação e 131 profissionais foram capacitados.
 

O Começo da Vida

Sete mil DVDs do documentário O Começo da Vida foram entregues a todas as escolas públicas (municipais, estaduais e federais) do Estado. O filme fala da importância dos primeiros anos de vida. A parceria foi feita com o Instituto Alana.