Resultados atuais

 

Ao todo, o sistema de videomonitoramento do Ceará conta com 3.304 equipamentos, destes 2.543 estão instalados na Capital e 761, em 42 municípios da Região Metropolitana de Fortaleza e Interior. As imagens geradas pelos equipamentos são integradas às câmeras do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz), da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Prefeitura de Fortaleza, e são acompanhadas em tempo real pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops). No interior, cada unidade do Raio dispõe de uma sala de monitoramento para realizar o controle das ocorrências.

 

As câmeras do sistema de videomonitoramento são de alta performance e capazes de realizar giros de 360 graus, com visão noturna. Das diversas funcionalidades que o monitoramento via câmeras possui, destaca-se o uso atrelado ao Sistema Policial Indicativo de Abordagem (Spia), que permite fazer a leitura de placas veiculares e identificar veículos furtados, roubados e clonados. Quando um carro é detectado pelo Spia, um alerta é gerado para os operadores, que iniciam o monitoramento do veículo e acionam as viaturas da região para fazer a abordagem.

 

O uso da tecnologia e a aplicação de novas estratégias contra o crime transformaram o Ceará em modelo para o restante do Brasil na utilização de soluções tecnológicas aplicadas à área da segurança pública. E os números atestam a eficiência das estratégias policiais. Nos cinco primeiros meses de 2019, o Ceará registrou uma queda de 50% nos roubos de veículos, em comparação ao mesmo período do ano passado. Foram 4.274 veículos subtraídos de seus proprietários nos cinco primeiros meses de 2018 diante dos 2.155 registro do mesmo período.

 

Assim como os resultados positivos alcançados em outros índices criminais, o Ceará registrou uma redução de 61% nos roubos de veículos de carga, no período de janeiro a maio de 2019. No ano passado, foram 121 crimes, contra 47, neste ano. O balanço alcançado até agora pelas forças de segurança é uma continuidade do que a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS-CE) já havia registrado em 2018, quando o ano fechou com uma diminuição de 21,3%, se comparado a 2017. Neste mês de maio, o Estado chega ao 24° mês seguido de queda nos roubos em geral.