Encontros Regionais do Programa de Proteção aos Defensores dos Direitos Humanos iniciam em Sobral, nesta terça-feira (4)
3 de junho de 2019 - 12:22 #direitos humanos #Napp #PEPDDH
Ascom SPS
Os encontros também ocorrerão em Senador Pompeu, Iguatu e Crato
Para garantir que as políticas sociais de proteção aos defensores dos direitos humanos cheguem a todo o território do Estado do Ceará, a Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) realiza, a partir, da próxima terça-feira, 4 de junho, encontros regionais do Programa Estadual de Proteção aos Defensores dos Direitos Humanos (PEPDDH). O primeiro deles ocorre em Sobral, às 8h, no Centro de Promoção Humana Padre Ibiapina. No evento será abordado o tema “Proteção e Auto-proteção no Âmbito do PEPDDH/CE”. Senador Pompeu, Iguatu e Crato sediarão os próximos encontros.
“Os encontros visam interiorizar a política de proteção aos defensores de direitos humanos. Inicialmente estão previstos encontros em outros três municípios, contemplando profissionais atuantes no sistema de Justiça, na rede socioassistencial e no terceiro setor, a fim de garantirmos a participação de lideranças comunitárias dentro deste processo. Hoje, a nossa atuação está concentrada na zona costeira do Estado do Ceará, e nosso objetivo é alcançar outras áreas como Sertão Central e Região Sul”, ressalta a coordenadora do Núcleo de Assessoria dos Programas de Proteção (Napp), Rachel Saraiva.
“O Ceará tem se destacado como um dos estados que mais destina recursos a programas de proteção. Nossa atuação dentro desta política social é, sobretudo, para garantir que a voz daqueles que lutam pelos direitos humanos e dos que acreditam na justiça social possa ser ouvida, e que isto não represente riscos à integridade dos mesmos”, explica a secretária-executiva de Direitos Humanos da SPS, Lia Gomes.
Em defesa dos direitos
O Programa de Proteção aos Defensores dos Direitos Humanos tem como objetivo proporcionar proteção e assistência à pessoa física ou jurídica, grupo, instituição, organização ou movimento social que defenda os Direitos Humanos e, em função de sua atuação, encontre-se em situação de risco e/ou vulnerabilidade. Atualmente, estão inseridas no programa 32 pessoas.
Serviço
Data: 04 de junho (terça-feira)
Horário: 8h
Local: Centro de Promoção Humana Padre Ibiapina – Rua Arcoverde,20, Sumaré, Sobral
Ouça
Lia Gomes, secretária-executiva de Cidadania e Direitos Humanos da SPS, fala da importância da atuação dos Direitos Humanos.