Na China, Izolda Cela discute parcerias para troca de experiências exitosas na educação
27 de novembro de 2019 - 15:58 #CentroCearensedeIdiomas #china #educação #mandarim
Ascom ViceGov
Em viagem à China nesta semana, a vice-governadora do Ceará está conhecendo experiências exitosas na área da educação do País asiático. Izolda Cela desembarcou na última terça-feira (26) em Dalian, na China. Compõem ainda a comitiva o assessor especial de Relações Internacionais, César Ribeiro, e a secretária estadual da Educação, Eliana Estrela.
“O objetivo da nossa visita é firmar parcerias em ações que desejamos implantar para nossos jovens, como, por exemplo, a implantação do curso de mandarim nos Centros Cearenses de Idiomas, além de outras parcerias com universidades, que é uma área que eles têm uma presença muito forte. Então, é poder ver quais sãos as áreas de pesquisa que têm afinidade e consonância com o que nos interessa nas universidades cearenses”, explicou a vice-governadora.
Desde o primeiro dia que chegou à China, Izolda Cela já conheceu experiências em todas as etapas da educação. Visitou escolas de ensino infantil, básico e médio, além de instituições de educação vocacional, profissionalizante, técnica e universitária.
Parceria com o Ceará
Em abril deste ano, o governador Camilo Santana também esteve no país asiático, onde estabeleceu parcerias em aŕeas estratégicas para o Governo do Ceará: Saúde, Segurança, Educação e Infraestrutura. Na cidade de Dalian, onde está atualmente a vice-governadora, o chefe do Executivo Estadual firmou acordo com o prefeito Tan Chengxu para intercâmbio de alunos e professores de escolas públicas cearenses na China. À época, Camilo teve reuniões com executivos de grande grupo chinês da área petroquímica e com diretores da empresa Huawei, maior fornecedora de equipamentos para redes e telecomunicações do mundo.
Em julho, foi a vez de comitiva chinesa desembarcar no Ceará. Durante as reuniões, no Palácio da Abolição, tanto o governador quanto os integrantes do governo chinês manifestaram interesse em avançar as parcerias em diversas áreas, como a da educação e do desenvolvimento econômico.