Praça do Ferreira será palco de programação com foco no respeito à diversidade
14 de maio de 2019 - 11:03 #direitos humanos #diversidade #LGBT #lgbtfobia #Praça do Ferreira
Ascom SPS
A programação disponibilizará orientações jurídicas para mudança de nome e gênero, emissão de RG e CPF, dentre outros serviços e atividades
A Praça do Ferreira será palco de programação com foco no respeito à diversidade. Nesta sexta-feira, 17 de maio, Dia Mundial de Combate a LGBTfobia, a Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) lança a Campanha “Todo Amor é Direito”, reforçando a importância da visibilidade e da luta pela defesa de direitos e cidadania para todos.
A programação conta com Feira de Empreendedorismo LGBT e, das 9h às 17h, oferta serviços e atividades diversas. O público terá acesso ao Balcão Retifica Trans com orientações jurídicas para a mudança do nome e gênero na certidão de nascimento, além de instruções para a emissão do Número de Inscrição Social (NIS). Serão ofertados serviços de emissão de RG, CPF, certidão de antecedentes criminais e atualização cadastral junto à Receita Federal, além de testes rápidos de HIV/AIDS e Sífilis.
“O intuito maior desta programação é mostrar que estamos vivos, resistimos e temos representatividade. Queremos visibilidade para as nossas pautas e sabemos que para isto é necessário ampliar as discussões para todos os públicos. Este será também um momento para celebrar as conquistas das pessoas lésbicas, gays, bissexuais e trans, e para lembrar que não nos calarão jamais”, frisa Narciso Júnior, coordenador especial de Políticas Públicas para LGBT da SPS.
Para a secretária-executiva de Cidadania e Direitos Humanos da SPS, Lia Gomes, a comunidade LGBT vive uma permanente ameaça de retirada de direitos. Nesse cenário, é fundamental chamar atenção para suas demandas e evidenciar sua luta. “Criar uma programação e desenvolver uma campanha são formas de chamar atenção para uma luta que é diária. Uma luta para conquistar direitos, assegurar vitórias e ocupar espaços”, pontua.
As ações serão realizadas em parceria com a coordenadoria de Diversidade Sexual da Prefeitura de Fortaleza, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-CE), a Comissão de Direito Homoafetivo e Gênero do IBDFAM-CE, Rede Cuca e Caixa de Assistência de Advogados (CAACE).
Programação
9h – Abertura
– Feira empreendedora LGBT
– Rotas da Cidadania – Emissão de RG, CPF, certidão de antecedentes criminais e atualização cadastral junto à receita federal.
– Balcão Retifica-Trans – Com orientações jurídicas para a mudança de nome e gênero na certidão de nascimento, além de instruções para a emissão do Número de Inscrição Social – NIS.
13h às 17h – Realização de testes rápidos de HIV/AIDS e Sífilis
14h – Lançamento da campanha – Todo Amor é Direito
14h30 – Banda Glamour, luxo e selvageria
15h30 às 16h – Dj Higor Pereira
16h00 às 16h30 – Banda Haus of Silva
16h – Emma Saluatore
16h30 – 17h30 – Dj Higor Pereira
17h30 – Encerramento
Serviço
Data: 17 de maio (sexta-feira)
Horário: A partir das 9h
Local: Praça do Ferreira, Rua Floriano Peixoto, Centro